11 outubro 2012

Aventura na cozinha: Cogumelo Recheado!



Quem me conhece sabe que adoro me aventurar na cozinha. Nem sempre sai como o planejado, mas me divirto muito e cozinho por prazer e não por obrigação!

Minha mãe fez gastronomia e meus irmãos tem um paladar crítico, ou seja,  para um prato ser aprovado tem que estar bom mesmo. É muito rigor, rs!

Como minha mãe cozinhava nos finais de semana, e eu sempre ajudava no ajuste do sal, picando as coisas e lavando muita louça, tomei gosto e até penso em fazer faculdade de gastronomia um dia. Meus irmãos também se arriscam e não fazem feio, viu? São super prendados, nada melhor que a moqueca capixaba com o melhor arroz do mundo do Felipe e o chilli do Fabinho! Ainda tive a sorte de ter duas cunhadas que cozinham super bem... 

A nossa família adora falar de comida, rs!

Hoje resolvi me jogar na cozinha e fazer shitakes recheados e saladinha para o jantar! Resultado? Sucesso total, minha mãe amou e já estou devendo essa receita para muitos amigos :)

Então para quem quiser se arriscar, é super fácil e super rápido de fazer. Não tenham medo:

  • 9 shitakes grandes e frescos sem os talos e inteiros ( se não conseguir achar fresco, pelo menos aqui em Vitória é difícil achar com um tamanho bom.. pode usar o seco, deixando hidratar por 20 minutos em água morna)
  • 2 shitakes picadinhos
  • 1 cebola média picadinha
  • 2 linguiças de pernil defumada triturada - sem a tripa, viu? (usei o mini processado pra triturar)
  • 150 gramas de cream cheese
  • 1 taça de vinho branco seco
  • cebolinha
  • queijo emmental para gratinar
Em uma panela doure a cebola com pouco azeite extravirgem e acrescente a linguiça triturada. Quando ela ficar levemente dourada acrescente o shitake picadinho e o vinho. Espere o álcool evaporar, quando estiver sequinho, retire do fogo e acrescente o cream cheese. Coloque os shitakes em um refratário e recheie com uma boa quantidade, nada de miserê! Rs.
Rale um pouco de queijo emmentar por cima de cada cogumelo e acrescente a cebolinha picadinha. Leve ao forno pré aquecido (180 graus) até dourar.

Pronto! Agora é só comer! Viu como é super fácil?

Para acompanhar eu fiz uma salada fria de batata, cenoura, vagem e ovos! Ficou uma delícia!



Beijinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário