06 abril 2013

Cortar ou não carboidrato da dieta?



Afinal, é saudável cortar os carboidratos da dieta? Muitas pessoas quando pretendem fazer dieta de redução de calorias, para emagrecimento, já logo pensam em restringir ele, o carboidrato. Porém, o carboidrato não é um grande vilão. O que realmente importa é conhecer e saber optar quanto ao tipo de carboidrato, quantidade da porção e horário da ingestão.


O carboidrato possui funções importantes em nosso metabolismo: 

- Fornece ENERGIA para realização das atividades diárias e funcionamento basal do organismo, é o nutriente mais eficiente na geração de energia para o corpo! É necessário até para a queima de gordura!

PRESERVA A MASSA MAGRA, o papel da proteína em nosso corpo é manutenção de músculos, formar enzimas, hormônios e NÃO dar energia (papel principal do carboidrato!). Quando há privação de carboidratos na dieta, o organismo lança mão das gorduras para gerar energia, mas depois de poucos dias passa a utilizar proteínas para gerar energia, o que resulta em perda de massa magra.

Além disso, o carboidrato não deve ser proibido a noite, o ideal é que a dieta seja equilibrada e saudável ao longo do dia, para que não haja consumo excessivo do carboidrato a noite. Isso porque, se durante o dia o nutriente for cosumido de forma exagerada as reservas de carboidrato do organismo (glicogênio) vão estar completas, e com isso o carboidrato consumido a mais será transformado em gordura (triglicerídeos). É fato também que o nosso organismo tem o metabolismo diminuído durante a noite, no repouso, porém uma quantidade adequada de carbo a noite não levará a ganho de peso, afinal a qualquer hora do dia um grama de carboidrato fornecerá ao organismo 4 kcal.

Portanto, o carboidrato não deve ser abolido de uma dieta para perda de peso saudável. A quantidade exata do nutriente a ser consumida deve ser calculada por um nutricionista, pois varia de pessoa para pessoa. Um fator importante é preferir os carboidratos integrais que são absorvidos mais lentamente no organismo, não disparam a glicose sanguínea e contém fibras que aumentam a saciedade. E além disso, combinar esse carboidrato integral a uma proteína magra também contribui para absorção mais lenta.

É isso, fazia tempo sem um post sobre alimentação né?

Beijo beijo!

Imagem: Reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário