05 agosto 2013

Bebida alcóolica e dieta



Muitas pessoas quando sabem que sou nutricionista, me perguntam se o álcool é muito prejudicial para dietas de emagrecimento. Sempre começo informando que 1 grama de álcool tem 7 kcal, enquanto 1 grama de carboidrato e proteína tem 4 kcal e de gordura 9 kcal. Porém, além disso, a caloria vinda do álcool é uma caloria "vazia", pois o álcool não é um nutriente, essa caloria não fornece nada além de energia. 

Isso mesmo, no organismo pequena parte do álcool é excretada e a maior parte será metabolizada (não existe armazenamento de álcool no organismo!) e irá virar  carboidrato ou gordura! Vale lembrar que o álcool é tóxico e em excesso traz prejuízo para o fígado, que é o órgão responsável pelo metabolismo (processamento) do álcool.

Para manter a vida social em eventos, sem colocar a dieta a perder, vale saber que quanto maior o teor alcoólico da bebida (bebidas destiladas) maior seu valor calórico. Porém geralmente se bebe maior quantidade de bebidas de menor teor calórico, como a cerveja.

Segue a caloria das principais bebidas alcóolicas:

Cerveja (tulipa-290 mL): 122 kcal
Chopp (tulipa-290 mL): 125 kcal
Espumante- (taça- 150 mL): 80 kcal
Vinho (taça- 150 mL): 128 kcal
Vodka (dose- 20 mL): 48 kcal
Tequila (dose- 50 mL): 110 kcal
Uísque (dose- 50 ml): 120 kcal



Não esqueça de beber moderadamente sabendo que as bebidas alcoólicas são bem calóricas, e de optar por tira gostos mais saudáveis, como proteína magra. E ainda, sob hipótese nenhuma, troque a comida pela bebida alcoólica.

Imagem: Reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário