18 abril 2014

"Chocolate" saudável



A páscoa está aí, nada melhor que procurar substitutos saudáveis para o chocolate...

A alfarroba, também chamada de carob, é uma leguminosa (família dos feijões), que está sendo utilizada como substituta do cacau. Com ela, é possível fazer um produto com sabor parecido com o do chocolate, mas com algumas vantagens. Dentre as vantagens estão: menor teor de gordura e cafeína, zero lactose e glúten e apenas açúcar natural presente da composição nutricional da vagem. 

Além disso, a alfarroba é rica em fibras, vitaminas do complexo B, e minerais (cálcio, magnésio e ferro). Porém, a caloria dos chocolate a base de cacau e o a base de alfarroba é semelhante.

Então o chocolate de alfarroba é uma opção para substituir o chocolate pesando em qualidade nutricional, mas não em calorias.





Esse chocolate de alfarroba é facilmente encontrado em loja de produtos naturais!

Outra opção para substituir o chocolate, são as barras de cacau puro, que são também chamadas de chocalate bruto, pois com ela são feitos os chocolates amargo, ao leite... Elas são ainda melhores que os chocolates amargos, pois não são adicionadas de açúcar, levam apenas a pasta de cacau. 

Além disso, como não é submetido a altas temperaturas preserva o valor nutricional, sendo excelente fonte de flavonóides antioxidantes, que tem papel de retardar o envelhecimento.


Essas são mais difíceis de achar, eu ganhei algumas, vejam na foto abaixo, mas acho que pela internet dá para comprar... 




O sabor é muito bom, troco fácil por chocolate e sou muito mais fã do cacau puro do que da alfarroba nesse aspecto!

Ah, se alguém encontrar em loja física deixa a dica nos comentários, por favor!

Beijo beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário